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Tipo de produto Purificador de ar Purificador de ar
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Tecnologia NanoCaptur
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Nível de ruído
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Potência max
Potência max 50W 50W
INTELIGÊNCIA
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Indicador da qualidade do ar
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OUTRAS CARACTERÍSTICAS
Dispositivo conectável ( app)
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CONFORTO DE UTILIZAÇÃO
Painel de controlo
Painel de controlo Eletrónico Eletrónico
Início diferido
Início diferido Sim, através da App Sim, através da App
Programa semanal
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Indicador de substituição do filtro
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Perguntas frequentes

Encontre as respostas às questões frequentes aqui:

Encontrará aqui uma lista de dispositivos compatíveis: Lista de Compatibilidade
Aceda às definições do seu smartphone e verifique se este está ligado ao seu Wi-Fi doméstico. O seu Wi-Fi doméstico deve possuir uma ligação à Internet.
Se a WiFi do purificador estiver desativada, active-a para ter a rede "SEB_accessPoint" disponível na app.

Para ativar a WiFi:
• Pressione o botão WiFi durante 3 segundos.
• Irá emitir um aviso sonoro e o botão de WiFi começará a piscar.

Se o purificadir não estiver conectado, é necessário ativar o modo WiFi:
• Pressione em simultâneo o botão de bloqueio do painel e da WiFi . Se emitir um aviso sonoro, a WiFi encontra-se disponível.
• Pode pressionar o botão WiFi para activar a emissão.
Verificar se o botão WiFi do produto está permanentemente aceso ou intermitente.
Se estiver sempre acesa, significa que o produto está corretamente ligado à WiFi, mas não foi possível associar a Cloud à sua conta. Tente novamente mais tarde.

Se a luz for intermitente, significa que o purificador não está conectado à WiFi. Neste caso por favor verifique os seguintes passos:

Ligação à Internet:
- Está ligado à rede WiFi?
- Se precisa de um proxy da sua WiFi para aceder à internet o emparelhamento não será possível.

Rede Wi-Fi:
- Escolheu corretamente a rede Wi-Fi?
- Colocou a password da WiFi correta? (O limite máximo é de 64 caracteres na password da WiFi).
- Colocou o SSID correto?
- Adicionou manualmente o nome de uma rede WiFi com conexão 5GHz? O purificador é compatível com 2.4 GHz e não com 5GHz.
- O seu telefone está suficientemente perto do WiFi/produto?
- O produto está suficientemente perto dO WiFi/telefone?
- Pode ser um problema de compatibilidade. Verifique a lista.


Se o problema peristir, por favor contacte o nosso Centro de Contactos. Pedimos desculpa pelo inconveniente.
Sim, basta pressionar em simultâneo os botões "Bloqueio de Segurança" e "WiFi" até oubir um sinal sonoropara ativar/desativar o modo WiFi.
Deve emparelhar o purificador novamente. Vá à secção O meu perfil > O meu produto > Adicionar produto. O processo de emparelhamento será reiniciado.
Eis uma lista dos problemas mais comuns e respetivas soluções, por ordem de frequência.

  1. O emparelhamento foi bem sucedido, mas o aparelho não está ligado: se verificar na aplicação que o seu aparelho não está ligado, feche e reabra a aplicação.
    Se após esta ação continuar a não ver o aparelho, desligue a ficha e volte a ligar o produto.

  2. Ligação Wi-Fi: verifique a palavra-passe do Wi-Fi e escreva-a cuidadosamente.

  3. Mantenha o seu smartphone perto do aparelho e do modem até à conclusão do processo de emparelhamento.

  4. Ponto de acesso Android: se for apresentada uma mensagem de confirmação, certifique-se de que mantém a ligação ao aparelho. Esta mensagem poderá ser apresentada duas vezes durante o processo de emparelhamento.

  5. Ponto de acesso iOS: após várias tentativas, reinicie o seu smartphone.

  6. Ponto de acesso iOS: durante a ligação ao aparelho será apresentada uma janela pop-up solicitando que ligue à rede "SEB_ACCESS_POINT". Prima "Ligar".

  7. Ponto de acesso: ao ativar o ponto de acesso, ouviu um sinal sonoro do produto? O botão Wi-Fi está a piscar corretamente?
    Se isto não estiver, tente novamente.

  8. Ponto de acesso Android: após várias tentativas, remova a rede "SEB_AccessPoint" das definições do seu smartphone, caso seja apresentada.

  9. Ponto de acesso Android: alguns smartphones têm uma opção nas definições de Wi-Fi para evitar a ligação a uma rede Wi-Fi que não ofereça ligação à Internet.

    Para o emparelhamento, desative esta opção para que o smartphone permita a ligação ao aparelho. Esta opção encontra-se identificada em smartphones Xiaomi, como o Pocophone F1 e o Redmi Note 8.

  10. Ligação à internet: certifique-se de que o aparelho que está a tentar emparelhar não precisa de um proxy.

  11. Android: deve permitir a geolocalização.

  12. Ligação à internet: certifique-se de que selecionou uma rede 2.4 GHz e não uma rede 5 GHz para ligar o seu aparelho, nas definições de Wi-Fi.

  13. Ligação à nuvem: verifique se a reconexão automática ao Wi-Fi doméstico está a funcionar corretamente.

  14. Ligação à nuvem: ative os dados móveis do seu smartphone.

  15. Após várias tentativas: reinicie o modem Wi-Fi.

  16. Após várias tentativas: desligue a ficha, aguarde 20 segundos e volte a ligar o aparelho.
    Se o problema persistir, reinicialize o aparelho (reinicialização total).
Alguns telemóveis Xiaomi podem apresentar problemas ao ligar, aparecendo diversas notificações.
Os telemóveis que apresentam este problema têm o sistema MIUI (como os modelos Redmi ou Pocophone).

Nestes casos, por favor siga os seguintes passos:
Definições > Apps > Gerir Apps > Pure Air > Outras permissões. Nesta página, aceite "Alterar a conectividade WiFi".
Definições > WiFi > Outras definições > WiFi Assistant. Nesta página, desative as opções apresentadas.
Após ligar-se ao router, se encontrar um erro na ligação com a Cloud:

• Precisa de uma ligação à internet para emparelhar o purificador. Para isso, pode utilizar a sua rede Wi-Fi ou os dados do telemóvel.
• Certifique-se que a data e hora do seu smartphone estão corretas. Caso esteja incorreto pode ser o motivo do erro.

Se não conseguir conectar:
• Reinicie o seu router de internet.
• Desligue o aparelho da tomada e aguarde 20 segundos antes de o voltar a ligar.

Se não conseguir conectar-se, pode fazer um reset ao aparelho seguindo os seguintes passos:
• Prima em simultâneo os botões "Mode" e "Wi-Fi" durante 5 segundos.
• Desligue da tomada o purificador durante 20 segundos antes de voltar a ligar.
Após inserir a password, se encontrar um erro relacionado com a conexão à rede WiFi.

1. Verifique se a password WiFi está correcta.
2. Permaneça com o seu smartphone junto do router da internet até a conexão ser bem sucedida.
3. O aparelho não pode ser conectado a redes públicas/abertas.
4. Android: Quando se conectar pode aparecer uma notificação. Durante a conexão, a app irá conectar-se ao purificador. Permaneça ligado a esta rede. Consoante o smartphone, pode ocorrer um dos seguintes casos.
• Se a notificação indicar que tem que mudar de rede por não ter ligação à internet, recuse.
• Se a notificação perguntar se quer permanecer ligado à rede sem internet, aceite.
• Se a notificação indicar que a sua rede não tem acesso à internet e não efetuar sugestões de mudança, permaneça na rede onde está.

Se não conseguir conectar:
• Reinicie o seu router de internet.
• Desligue o aparelho da tomada e aguarde 20 segundos antes de o voltar a ligar.
Se o erro persistir após diversas tentativas:
• Reinicie o router da Wi-Fi.
• Desligue o router da tomada, aguarde 20 segundos e volte a ligar.

Se o erro peristir, pode ser um problema relacionado com o telemóvel:

Android:
No processo de conexão, a app irá conectar-se automaticamente ao purificador. É importante que permaneça conectado a esta rede.
Consoante o telemóvel, podem aparecer diferentes notificações durante a conexão:
• Se a notificação indicar que tem que mudar de rede por não ter ligação à internet, recuse.
• Se a notificação perguntar se quer permanecer ligado à rede sem internet, aceite.
• Se a notificação indicar que a sua rede não tem acesso à internet e não efetuar sugestões de mudança, permaneça na rede onde está.

iPhone :
Quando se ligar ao dispositivo, uma notificação irá solicitar para se ligar à rede “SEB_ACCESS_POINT”. Aceite.
Se falhar este passo várias vezes, reinicie o telemóvel e tente novamente.
Se a hora indicada for anterior à hora presente, o purificador irá iniciar no dia seguinte à hora programada.
Para o seu smartphone detectar a rede WiFi em que se encontra, a app precisa de permissões de localização por imposição da Google. Se não autorizar esta permissão, o seu smartphone não será capaz de detectar o seu purificador e proceder ao emparelhamento.
Estes dados não serão recolhidos e guardados pela Rowenta.
A autorização de partilha de localização serve também para lhe informar sobre a qualidade do ar no exterior e os níveis de pólens.
Precisa de aceder às definições da app para ativar e depois regressar à app.
Siga os seguintes passos:

1) Ative a localização a partir das definições da app:
• Prima o botão "Ir para definições" e ative.

2) Active a localização Google nas definições gerais do telemóvel:
• Vá às definições do seu telemóvel.
• Escreva "localização" na barra de pesquisas e entre nesta secção.
• Active a localização (ON).
• Se tiver a opção de escolher o método de localização, escolha "Elevada".

• Obter informação precisa sobre a qualidade do ar na sua casa de acordo com o purificador.
• Obter informações sobre a qualidade do ar no exterior e níveis de pólen de acordo com a localização selecionada.
• Ligar/desligar o purificador através da app a partir de qualquer lugar.
• Crie agendamentos para o purificador.
• Verifique o estado dos filtros. Será notificado quando for necessário comprar um novo.
• Descubra os níveis de poluição que o seu purificador filtrou na sua casa, convertidos em número de cigarros inalados.
A homepage está dividida em 4 partes:
  1. Informações do exterior:
    A app indica-lhe a qualidade do ar no exterior e os níveis de pólens. Pode aceder via geolocalização ou indicando o nome da sua localização.

  2. Informações do interior:
    A app indica-lhe informações em tempo real sobre a qualidade do ar dentro da sua casa, vindas diretamente do purificador.
    Este purificador tem um sensor que mede a qualidade do ar e envia informações para a app via Cloud.

  3. Controlo remoto:
    Pode ligar/desligar o purificador e alterar a potência e luz com os botões apresentados na app.

  4. Navegação:
    Pode consultar as seguintes informações.
    • MyAir: home page.
    • Meu Perfil: informações legais, FAQs, informação após-venda e alterar as informações da sua conta.
    • Agendamento: definir os horários de funcionamento de acordo com as suas preferências.
    • Filtros: verificar o estado dos filtros e adquirir filtros de substituição online.
    • Mais informações: ver os tipos de poluição capturados pelos filtros e conhecer mais sobre diferentes tipos de poluentes.

home page of Pure Air app
Sim. Os novos utilizadores terão de descarregar a app Pure Air. Depois de emparelhar o produto com WiFi, os novos utilizadores poderão também emparelhar o produto, seguindo as instruções da aplicação. O processo de emparelhamento será mais rápido porque o produto já está ligado à rede WiFi.
A informação sobre a qualidade do ar interior pode ser encontrada no meio da página inicial da aplicação. Os dados provêm diretamente do sensor de partículas e de gás do purificador de ar.
home page of Pure Air app

A qualidade do ar interior está dividida em duas partes:
  • Partículas e alergénios
  • Gás e COV (Compostos orgânicos voláteis)

As figuras numéricas correspondem ao índice de qualidade do ar (IQA), que pode ser descrito como a concentração de poluente no ar ambiente.

O círculo está dividido em cinco partes com cores diferentes que indicam o nível de poluição. As cores do círculo seguem o mesmo princípio da coloração da luz indicadora LED.
Indoor air quality page of Pure Air app
A informação sobre a qualidade do ar exterior encontra-se no cimo da página inicial da aplicação. Descreve a qualidade do ar e o nível de pólen na sua cidade.
home page of Pure Air app

A qualidade do ar exterior contém toda a informação sobre partículas e alergénios do ar exterior, gás e COV (compostos orgânicos voláteis), bem como pólenes.

  • Partículas e alergénios: esta parte mostra informação sobre os Assuntos de Partículas (PM2,5 & PM10).

  • Gás e COV: resume o nível de poluição com base no dióxido de azoto (NO2) e no ozono (O3).

  • Pólen: isto está em conformidade com toda a informação sobre os 4 principais tipos de pólen tais como Bétula, Relva, Azeitona e Ambrosia.
    "NAB" significa "National Allergy Bureau", é a escala mais reconhecida para expressar o nível de pólen no mundo.

As figuras numéricas correspondem ao índice de qualidade do ar (IQA), que pode ser descrito como a concentração de poluente no ar ambiente.

O círculo está dividido em cinco partes com cores diferentes que indicam o nível de poluição. As cores do círculo seguem o mesmo princípio da coloração da luz indicadora LED.
Outdoor air quality page of Pure Air appOutdoor pollen state page of Pure Air app
A aplicação já não é compatível com as versões do Android 4.4.4 ou inferiores, devido à segurança reforçada dos dados.

Se possível, recomendamos que atualize o seu dispositivo para uma versão superior do Android ou que utilize outro dispositivo compatível.

As atualizações permitir-lhe-ão desfrutar de uma experiência mais rica, com novas funcionalidades e compatibilidade com as mais recentes tecnologias, protegendo-o ainda contra possíveis vulnerabilidades de segurança que tenham sido corrigidas nas versões mais recentes.
Pode desemparelhar de 2 formas:
• Remova o produto na app,
• Reinicie o purificador.
As 3 luzes LED indicam o nível de qualidade do ar de acordo com cinco cores:
• Azul = excelente
• Verde = ligeira poluição
• Amarelo = poluição moderada
• Cor-de-laranja = muita poluição
• Vermelho = poluição extrema
Lembre-se de ligar a ficha do fio de alimentação a uma tomada elétrica que forneça uma tensão adequada e, em seguida, prima o botão on/off e selecione a função necessária.
Selecione o modo de funcionamento adequado.
Verifique a frequência da limpeza e mudança de filtros. Se necessário, limpe/mude os filtros.
Os filtros de ventilação e o filtro HEPA não podem ser limpos ou reutilizados – devem ser substituídos. O pré-filtro é reutilizável (retire o pó com um aspirador ou limpe com água). O filtro HEPA deve ser trocado a cada 6 meses; o filtro de ventilação deve ser substituído a cada 3 meses. O pré-filtro deve ser limpo a cada 2 a 4 semanas. Esta periodicidade refere-se a uma utilização de 8 horas por dia na velocidade 1 e pode variar consoante o ambiente de funcionamento.
Em primeiro lugar, desligue o purificador de ar e desligue a ficha.
Pode limpar o dispositivo com um pano ligeiramente humedecido.
Importante: Nunca utilize materiais abrasivos, uma vez que estes podem danificar a superfície do produto.
O indicador de substituição do filtro (7) acende quando os filtros precisarem de ser substituídos e receberá uma notificação na sua aplicação móvel.

Quando o indicador de substituição do filtro (7) acende, aceda à aplicação móvel para saber qual o filtro que tem de ser substituído. Se dois filtros tiverem de ser substituídos, por favor troque-os um a um. Troque o segundo filtro apenas depois de trocar o primeiro e depois de reiniciar o primeiro filtro.


Frequência da limpeza/substituição dos filtros
• Pré-filtro: limpe a cada 2 meses
• 2 em 1 Filtro de carvão ativo e filtro Allergy+: substituir a cada 12 meses
• NanoCaptur+ filter: substituir de acordo com alteração de cor (veja o gráfico de cores no filtro) ou a cada 12 meses no caso de saturação.

Estes valores estão baseados em testes durante os quais o purificador de ar é utilizado durante 8 horas por dia no modo silencioso. Pode ser necessário proceder à substituição mais regular dos filtros, em função da qualidade do ar e da frequência de utilização do purificador de ar.
O pré filtro é o único filtro que pode ser reutilizado e lavado com água.
O filtros "Carvão ativo e o Allergy+ 2 em 1" e "NanoCaptur+" não podem ser limpos nem reutilizados, nunca os lave com água. Devem ser substituídos no final de vida.
Efetuar uma reinicialização forçada.
Se substituir um filtro antes do seu fim de vida, prima o botão de modo (2) durante 3 segundos para repor as definições do filtro.
Certifique-se de que desliga o aparelho e o desliga da tomada antes de limpar os sensores de poluição e siga as recomendações abaixo:

1. Limpe a entrada e a saída de ar com uma escova ou pano macios.
2. Abra a tampa do sensor situada no lado esquerdo do aparelho.
3. Molhe ligeiramente um cotonete e retire qualquer pó da lente e da entrada/saída. Seque com um cotonete seco.
4. Limpe o sensor com uma escova macia ou um aspirador.



IMPORTANTE:
Nunca utilize um detergente ou um objeto metálico para limpar os sensores.
A eficácia dos sensores pode ser reduzida se estes não forem limpos regularmente.
A frequência de limpeza varia consoante o ambiente de funcionamento do aparelho. Se este for utilizado num ambiente poeirento, limpe os sensores com mais frequência.
Depois de seguir as instruções do manual do utilizador para colocar o aparelho em funcionamento, certificar-se de que a tomada elétrica funciona ligando outro aparelho. Se ainda não funcionar, não tentar desmontar ou reparar o aparelho. Dirigir-se a um Serviço de Assistência Técnica autorizado para proceder à sua reparação.
Não utilizar o aparelho. Para evitar qualquer perigo, solicitar a sua substituição junto de um Serviço de Assistência Técnica autorizado
Verifique as frequências de limpeza e de substituição dos filtros e limpe/substitua o(s) filtro(s) necessário(s).
Verifique o seguinte:

1) 5 GHz?
O seu smartphone pode utilizar uma rede 5 GHz e o produto não a consegue detetar.
Solução:
O seu smartphone pode continuar na rede 5 GHz, mas o produto deve estar ligado a 2.4 GHz. Portanto, deve selecionar uma rede de 2.4 GHz para o produto. O emparelhamento funcionará mesmo quando regressar à rede 5 GHz.

Nota:
- Verifique se o modem da internet é de 2.4 GHz ou um router dual band configurado para suportar 2.4 GHz. O produto não suporta bandas de 5 GHz.
- Como determinar se o seu router suporta a banda de 2.4 GHz, 5 GHz ou ambas? Por vezes, quando a dual band está disponível, existem 2 redes diferentes e são indicadas com nomes como "mynetwork24", "mynetwork24GHz" ou "mynetwork2-4".


2) SSID oculto?
Se a sua rede estiver "oculta", poderá escrever manualmente o SSID (nome da rede) premindo "Introduzir SSID".
Por favor verifique se:
• O seu smartphone encontra-se próximo do purificador? Se estiver demasiado afastado não será possível detetar a WiFi.
• Pressionou o botão WiFi? As ondas WiFi param de ser transmitidas após alguns minutos.
• O botão WiFi está intermitente? Se não, prima-o durante 3 segundos.
• Por favor tente novamente o processo de emparelhamento.

Se o problema presistir, por favor siga os passos abaixo para efetuar um reset ao purificador:
1) Com o purificador ligado, prima em simultâneo os botões "Mode" e "WiFi". Irá ouvir um aviso sonoro e o purificador irá desligar-se automaticamente.
2) Desligue da tomada e aguarde 1 minuto antes de voltar a ligar.
3) Ligue o purificador e prima o botão de WiFi para começar a ligação.
4) No seu smartphone, vá às definições e procure a rede "SEB_accessPoint". (imagem abaixo)
5) selecione a "SEB_accessPoint".
• Se o seu smartphone ligar automaticamente, por favor "remova" esta rede da lista de pré-registos da WiFi. Depois, verifique que a "SEB_accessPoint" ainda se encontra presente na lista de WiFi do seu smartphone.
• Se o seu smartphone solicitar uma password, cancele esta opção. Esta ação significa que provavelmente será bem sucedido este passo.
6) Volte à app e recomece o processo de emparelhamento.



Nota 1: Para determinados smartphones, após o emparelhamento ao WiFi do purificador ("SEB accessPoint"), pode aparecer uma mensagem solicitando que confirme se deseja permanecer nesta rede que não tem conexão à internet. Nesta altura, esse comportamento é normal, pois você está conectado ao purificador, que não tem conexão à internet. Esta será restaurada assim que o purificador se conectar à rede WiFi da sua casa. Assim, por favor responda sempre a esta pergunta para que permaneça conectado a esta rede.

Nota 2: Se tiver um telefone que tenha uma opção de assistente de WiFi (como o XiaoMi) "troque entre redes WiFi e dados móveis quando a conexão WiFi for fraca", desative-o. Se a tinha activada, quando o seu telefone está ligado ao purificador como ponto de acesso, o telefone irá detectar que não existe Internet com este ponto de acesso, (o que é normal, nesta fase da emparelhamento). O telefone irá encontrará outra rede para si e o aplicativo não poderá prosseguir no processo de emparelhamento.
Verifique a sua ligação à internet WiFi. Se o problema não for este, por favor desligue da tomada o purificador e volte a ligar após 1 minuto.
A lente do sensor pode estar coberta com pó. Se tal for o caso, limpe a lente do sensor.
Desligue o seu purificador da tomada durante 20 segundos antes de voltar a ligar.
O aparelho contém materiais que podem ser recuperados ou reciclados. Entregá-lo num ponto de recolha.
Se acha que falta uma peça, contacte o Centro de Contacto ao Consumidor e iremos ajudá-lo a encontrar uma solução adequada.
Consulte a secção “Acessórios” do website para encontrar facilmente o que precisa para o seu produto.
Para informações mais pormenorizadas, consulte a secção de Garantia deste sítio Web.
Encontrará aqui uma lista de dispositivos compatíveis: Lista de Compatibilidade
Aceda às definições do seu smartphone e verifique se este está ligado ao seu Wi-Fi doméstico. O seu Wi-Fi doméstico deve possuir uma ligação à Internet.
Se a WiFi do purificador estiver desativada, active-a para ter a rede "SEB_accessPoint" disponível na app.

Para ativar a WiFi:
• Pressione o botão WiFi durante 3 segundos.
• Irá emitir um aviso sonoro e o botão de WiFi começará a piscar.

Se o purificadir não estiver conectado, é necessário ativar o modo WiFi:
• Pressione em simultâneo o botão de bloqueio do painel e da WiFi . Se emitir um aviso sonoro, a WiFi encontra-se disponível.
• Pode pressionar o botão WiFi para activar a emissão.
Verificar se o botão WiFi do produto está permanentemente aceso ou intermitente.
Se estiver sempre acesa, significa que o produto está corretamente ligado à WiFi, mas não foi possível associar a Cloud à sua conta. Tente novamente mais tarde.

Se a luz for intermitente, significa que o purificador não está conectado à WiFi. Neste caso por favor verifique os seguintes passos:

Ligação à Internet:
- Está ligado à rede WiFi?
- Se precisa de um proxy da sua WiFi para aceder à internet o emparelhamento não será possível.

Rede Wi-Fi:
- Escolheu corretamente a rede Wi-Fi?
- Colocou a password da WiFi correta? (O limite máximo é de 64 caracteres na password da WiFi).
- Colocou o SSID correto?
- Adicionou manualmente o nome de uma rede WiFi com conexão 5GHz? O purificador é compatível com 2.4 GHz e não com 5GHz.
- O seu telefone está suficientemente perto do WiFi/produto?
- O produto está suficientemente perto dO WiFi/telefone?
- Pode ser um problema de compatibilidade. Verifique a lista.


Se o problema peristir, por favor contacte o nosso Centro de Contactos. Pedimos desculpa pelo inconveniente.
Sim, basta pressionar em simultâneo os botões "Bloqueio de Segurança" e "WiFi" até oubir um sinal sonoropara ativar/desativar o modo WiFi.
Deve emparelhar o purificador novamente. Vá à secção O meu perfil > O meu produto > Adicionar produto. O processo de emparelhamento será reiniciado.
Eis uma lista dos problemas mais comuns e respetivas soluções, por ordem de frequência.

  1. O emparelhamento foi bem sucedido, mas o aparelho não está ligado: se verificar na aplicação que o seu aparelho não está ligado, feche e reabra a aplicação.
    Se após esta ação continuar a não ver o aparelho, desligue a ficha e volte a ligar o produto.

  2. Ligação Wi-Fi: verifique a palavra-passe do Wi-Fi e escreva-a cuidadosamente.

  3. Mantenha o seu smartphone perto do aparelho e do modem até à conclusão do processo de emparelhamento.

  4. Ponto de acesso Android: se for apresentada uma mensagem de confirmação, certifique-se de que mantém a ligação ao aparelho. Esta mensagem poderá ser apresentada duas vezes durante o processo de emparelhamento.

  5. Ponto de acesso iOS: após várias tentativas, reinicie o seu smartphone.

  6. Ponto de acesso iOS: durante a ligação ao aparelho será apresentada uma janela pop-up solicitando que ligue à rede "SEB_ACCESS_POINT". Prima "Ligar".

  7. Ponto de acesso: ao ativar o ponto de acesso, ouviu um sinal sonoro do produto? O botão Wi-Fi está a piscar corretamente?
    Se isto não estiver, tente novamente.

  8. Ponto de acesso Android: após várias tentativas, remova a rede "SEB_AccessPoint" das definições do seu smartphone, caso seja apresentada.

  9. Ponto de acesso Android: alguns smartphones têm uma opção nas definições de Wi-Fi para evitar a ligação a uma rede Wi-Fi que não ofereça ligação à Internet.

    Para o emparelhamento, desative esta opção para que o smartphone permita a ligação ao aparelho. Esta opção encontra-se identificada em smartphones Xiaomi, como o Pocophone F1 e o Redmi Note 8.

  10. Ligação à internet: certifique-se de que o aparelho que está a tentar emparelhar não precisa de um proxy.

  11. Android: deve permitir a geolocalização.

  12. Ligação à internet: certifique-se de que selecionou uma rede 2.4 GHz e não uma rede 5 GHz para ligar o seu aparelho, nas definições de Wi-Fi.

  13. Ligação à nuvem: verifique se a reconexão automática ao Wi-Fi doméstico está a funcionar corretamente.

  14. Ligação à nuvem: ative os dados móveis do seu smartphone.

  15. Após várias tentativas: reinicie o modem Wi-Fi.

  16. Após várias tentativas: desligue a ficha, aguarde 20 segundos e volte a ligar o aparelho.
    Se o problema persistir, reinicialize o aparelho (reinicialização total).
Alguns telemóveis Xiaomi podem apresentar problemas ao ligar, aparecendo diversas notificações.
Os telemóveis que apresentam este problema têm o sistema MIUI (como os modelos Redmi ou Pocophone).

Nestes casos, por favor siga os seguintes passos:
Definições > Apps > Gerir Apps > Pure Air > Outras permissões. Nesta página, aceite "Alterar a conectividade WiFi".
Definições > WiFi > Outras definições > WiFi Assistant. Nesta página, desative as opções apresentadas.
Após ligar-se ao router, se encontrar um erro na ligação com a Cloud:

• Precisa de uma ligação à internet para emparelhar o purificador. Para isso, pode utilizar a sua rede Wi-Fi ou os dados do telemóvel.
• Certifique-se que a data e hora do seu smartphone estão corretas. Caso esteja incorreto pode ser o motivo do erro.

Se não conseguir conectar:
• Reinicie o seu router de internet.
• Desligue o aparelho da tomada e aguarde 20 segundos antes de o voltar a ligar.

Se não conseguir conectar-se, pode fazer um reset ao aparelho seguindo os seguintes passos:
• Prima em simultâneo os botões "Mode" e "Wi-Fi" durante 5 segundos.
• Desligue da tomada o purificador durante 20 segundos antes de voltar a ligar.
Após inserir a password, se encontrar um erro relacionado com a conexão à rede WiFi.

1. Verifique se a password WiFi está correcta.
2. Permaneça com o seu smartphone junto do router da internet até a conexão ser bem sucedida.
3. O aparelho não pode ser conectado a redes públicas/abertas.
4. Android: Quando se conectar pode aparecer uma notificação. Durante a conexão, a app irá conectar-se ao purificador. Permaneça ligado a esta rede. Consoante o smartphone, pode ocorrer um dos seguintes casos.
• Se a notificação indicar que tem que mudar de rede por não ter ligação à internet, recuse.
• Se a notificação perguntar se quer permanecer ligado à rede sem internet, aceite.
• Se a notificação indicar que a sua rede não tem acesso à internet e não efetuar sugestões de mudança, permaneça na rede onde está.

Se não conseguir conectar:
• Reinicie o seu router de internet.
• Desligue o aparelho da tomada e aguarde 20 segundos antes de o voltar a ligar.
Se o erro persistir após diversas tentativas:
• Reinicie o router da Wi-Fi.
• Desligue o router da tomada, aguarde 20 segundos e volte a ligar.

Se o erro peristir, pode ser um problema relacionado com o telemóvel:

Android:
No processo de conexão, a app irá conectar-se automaticamente ao purificador. É importante que permaneça conectado a esta rede.
Consoante o telemóvel, podem aparecer diferentes notificações durante a conexão:
• Se a notificação indicar que tem que mudar de rede por não ter ligação à internet, recuse.
• Se a notificação perguntar se quer permanecer ligado à rede sem internet, aceite.
• Se a notificação indicar que a sua rede não tem acesso à internet e não efetuar sugestões de mudança, permaneça na rede onde está.

iPhone :
Quando se ligar ao dispositivo, uma notificação irá solicitar para se ligar à rede “SEB_ACCESS_POINT”. Aceite.
Se falhar este passo várias vezes, reinicie o telemóvel e tente novamente.
Se a hora indicada for anterior à hora presente, o purificador irá iniciar no dia seguinte à hora programada.
Para o seu smartphone detectar a rede WiFi em que se encontra, a app precisa de permissões de localização por imposição da Google. Se não autorizar esta permissão, o seu smartphone não será capaz de detectar o seu purificador e proceder ao emparelhamento.
Estes dados não serão recolhidos e guardados pela Rowenta.
A autorização de partilha de localização serve também para lhe informar sobre a qualidade do ar no exterior e os níveis de pólens.
Precisa de aceder às definições da app para ativar e depois regressar à app.
Siga os seguintes passos:

1) Ative a localização a partir das definições da app:
• Prima o botão "Ir para definições" e ative.

2) Active a localização Google nas definições gerais do telemóvel:
• Vá às definições do seu telemóvel.
• Escreva "localização" na barra de pesquisas e entre nesta secção.
• Active a localização (ON).
• Se tiver a opção de escolher o método de localização, escolha "Elevada".

• Obter informação precisa sobre a qualidade do ar na sua casa de acordo com o purificador.
• Obter informações sobre a qualidade do ar no exterior e níveis de pólen de acordo com a localização selecionada.
• Ligar/desligar o purificador através da app a partir de qualquer lugar.
• Crie agendamentos para o purificador.
• Verifique o estado dos filtros. Será notificado quando for necessário comprar um novo.
• Descubra os níveis de poluição que o seu purificador filtrou na sua casa, convertidos em número de cigarros inalados.
A homepage está dividida em 4 partes:
  1. Informações do exterior:
    A app indica-lhe a qualidade do ar no exterior e os níveis de pólens. Pode aceder via geolocalização ou indicando o nome da sua localização.

  2. Informações do interior:
    A app indica-lhe informações em tempo real sobre a qualidade do ar dentro da sua casa, vindas diretamente do purificador.
    Este purificador tem um sensor que mede a qualidade do ar e envia informações para a app via Cloud.

  3. Controlo remoto:
    Pode ligar/desligar o purificador e alterar a potência e luz com os botões apresentados na app.

  4. Navegação:
    Pode consultar as seguintes informações.
    • MyAir: home page.
    • Meu Perfil: informações legais, FAQs, informação após-venda e alterar as informações da sua conta.
    • Agendamento: definir os horários de funcionamento de acordo com as suas preferências.
    • Filtros: verificar o estado dos filtros e adquirir filtros de substituição online.
    • Mais informações: ver os tipos de poluição capturados pelos filtros e conhecer mais sobre diferentes tipos de poluentes.

home page of Pure Air app
Sim. Os novos utilizadores terão de descarregar a app Pure Air. Depois de emparelhar o produto com WiFi, os novos utilizadores poderão também emparelhar o produto, seguindo as instruções da aplicação. O processo de emparelhamento será mais rápido porque o produto já está ligado à rede WiFi.
A informação sobre a qualidade do ar interior pode ser encontrada no meio da página inicial da aplicação. Os dados provêm diretamente do sensor de partículas e de gás do purificador de ar.
home page of Pure Air app

A qualidade do ar interior está dividida em duas partes:
  • Partículas e alergénios
  • Gás e COV (Compostos orgânicos voláteis)

As figuras numéricas correspondem ao índice de qualidade do ar (IQA), que pode ser descrito como a concentração de poluente no ar ambiente.

O círculo está dividido em cinco partes com cores diferentes que indicam o nível de poluição. As cores do círculo seguem o mesmo princípio da coloração da luz indicadora LED.
Indoor air quality page of Pure Air app
A informação sobre a qualidade do ar exterior encontra-se no cimo da página inicial da aplicação. Descreve a qualidade do ar e o nível de pólen na sua cidade.
home page of Pure Air app

A qualidade do ar exterior contém toda a informação sobre partículas e alergénios do ar exterior, gás e COV (compostos orgânicos voláteis), bem como pólenes.

  • Partículas e alergénios: esta parte mostra informação sobre os Assuntos de Partículas (PM2,5 & PM10).

  • Gás e COV: resume o nível de poluição com base no dióxido de azoto (NO2) e no ozono (O3).

  • Pólen: isto está em conformidade com toda a informação sobre os 4 principais tipos de pólen tais como Bétula, Relva, Azeitona e Ambrosia.
    "NAB" significa "National Allergy Bureau", é a escala mais reconhecida para expressar o nível de pólen no mundo.

As figuras numéricas correspondem ao índice de qualidade do ar (IQA), que pode ser descrito como a concentração de poluente no ar ambiente.

O círculo está dividido em cinco partes com cores diferentes que indicam o nível de poluição. As cores do círculo seguem o mesmo princípio da coloração da luz indicadora LED.
Outdoor air quality page of Pure Air appOutdoor pollen state page of Pure Air app
A aplicação já não é compatível com as versões do Android 4.4.4 ou inferiores, devido à segurança reforçada dos dados.

Se possível, recomendamos que atualize o seu dispositivo para uma versão superior do Android ou que utilize outro dispositivo compatível.

As atualizações permitir-lhe-ão desfrutar de uma experiência mais rica, com novas funcionalidades e compatibilidade com as mais recentes tecnologias, protegendo-o ainda contra possíveis vulnerabilidades de segurança que tenham sido corrigidas nas versões mais recentes.
Pode desemparelhar de 2 formas:
• Remova o produto na app,
• Reinicie o purificador.
As 3 luzes LED indicam o nível de qualidade do ar de acordo com cinco cores:
• Azul = excelente
• Verde = ligeira poluição
• Amarelo = poluição moderada
• Cor-de-laranja = muita poluição
• Vermelho = poluição extrema
Lembre-se de ligar a ficha do fio de alimentação a uma tomada elétrica que forneça uma tensão adequada e, em seguida, prima o botão on/off e selecione a função necessária.
Selecione o modo de funcionamento adequado.
Verifique a frequência da limpeza e mudança de filtros. Se necessário, limpe/mude os filtros.
Os filtros de ventilação e o filtro HEPA não podem ser limpos ou reutilizados – devem ser substituídos. O pré-filtro é reutilizável (retire o pó com um aspirador ou limpe com água). O filtro HEPA deve ser trocado a cada 6 meses; o filtro de ventilação deve ser substituído a cada 3 meses. O pré-filtro deve ser limpo a cada 2 a 4 semanas. Esta periodicidade refere-se a uma utilização de 8 horas por dia na velocidade 1 e pode variar consoante o ambiente de funcionamento.
Em primeiro lugar, desligue o purificador de ar e desligue a ficha.
Pode limpar o dispositivo com um pano ligeiramente humedecido.
Importante: Nunca utilize materiais abrasivos, uma vez que estes podem danificar a superfície do produto.
O indicador de substituição do filtro (7) acende quando os filtros precisarem de ser substituídos e receberá uma notificação na sua aplicação móvel.

Quando o indicador de substituição do filtro (7) acende, aceda à aplicação móvel para saber qual o filtro que tem de ser substituído. Se dois filtros tiverem de ser substituídos, por favor troque-os um a um. Troque o segundo filtro apenas depois de trocar o primeiro e depois de reiniciar o primeiro filtro.


Frequência da limpeza/substituição dos filtros
• Pré-filtro: limpe a cada 2 meses
• 2 em 1 Filtro de carvão ativo e filtro Allergy+: substituir a cada 12 meses
• NanoCaptur+ filter: substituir de acordo com alteração de cor (veja o gráfico de cores no filtro) ou a cada 12 meses no caso de saturação.

Estes valores estão baseados em testes durante os quais o purificador de ar é utilizado durante 8 horas por dia no modo silencioso. Pode ser necessário proceder à substituição mais regular dos filtros, em função da qualidade do ar e da frequência de utilização do purificador de ar.
O pré filtro é o único filtro que pode ser reutilizado e lavado com água.
O filtros "Carvão ativo e o Allergy+ 2 em 1" e "NanoCaptur+" não podem ser limpos nem reutilizados, nunca os lave com água. Devem ser substituídos no final de vida.
Efetuar uma reinicialização forçada.
Se substituir um filtro antes do seu fim de vida, prima o botão de modo (2) durante 3 segundos para repor as definições do filtro.
Certifique-se de que desliga o aparelho e o desliga da tomada antes de limpar os sensores de poluição e siga as recomendações abaixo:

1. Limpe a entrada e a saída de ar com uma escova ou pano macios.
2. Abra a tampa do sensor situada no lado esquerdo do aparelho.
3. Molhe ligeiramente um cotonete e retire qualquer pó da lente e da entrada/saída. Seque com um cotonete seco.
4. Limpe o sensor com uma escova macia ou um aspirador.



IMPORTANTE:
Nunca utilize um detergente ou um objeto metálico para limpar os sensores.
A eficácia dos sensores pode ser reduzida se estes não forem limpos regularmente.
A frequência de limpeza varia consoante o ambiente de funcionamento do aparelho. Se este for utilizado num ambiente poeirento, limpe os sensores com mais frequência.
Depois de seguir as instruções do manual do utilizador para colocar o aparelho em funcionamento, certificar-se de que a tomada elétrica funciona ligando outro aparelho. Se ainda não funcionar, não tentar desmontar ou reparar o aparelho. Dirigir-se a um Serviço de Assistência Técnica autorizado para proceder à sua reparação.
Não utilizar o aparelho. Para evitar qualquer perigo, solicitar a sua substituição junto de um Serviço de Assistência Técnica autorizado
Verifique as frequências de limpeza e de substituição dos filtros e limpe/substitua o(s) filtro(s) necessário(s).
Verifique o seguinte:

1) 5 GHz?
O seu smartphone pode utilizar uma rede 5 GHz e o produto não a consegue detetar.
Solução:
O seu smartphone pode continuar na rede 5 GHz, mas o produto deve estar ligado a 2.4 GHz. Portanto, deve selecionar uma rede de 2.4 GHz para o produto. O emparelhamento funcionará mesmo quando regressar à rede 5 GHz.

Nota:
- Verifique se o modem da internet é de 2.4 GHz ou um router dual band configurado para suportar 2.4 GHz. O produto não suporta bandas de 5 GHz.
- Como determinar se o seu router suporta a banda de 2.4 GHz, 5 GHz ou ambas? Por vezes, quando a dual band está disponível, existem 2 redes diferentes e são indicadas com nomes como "mynetwork24", "mynetwork24GHz" ou "mynetwork2-4".


2) SSID oculto?
Se a sua rede estiver "oculta", poderá escrever manualmente o SSID (nome da rede) premindo "Introduzir SSID".
Por favor verifique se:
• O seu smartphone encontra-se próximo do purificador? Se estiver demasiado afastado não será possível detetar a WiFi.
• Pressionou o botão WiFi? As ondas WiFi param de ser transmitidas após alguns minutos.
• O botão WiFi está intermitente? Se não, prima-o durante 3 segundos.
• Por favor tente novamente o processo de emparelhamento.

Se o problema presistir, por favor siga os passos abaixo para efetuar um reset ao purificador:
1) Com o purificador ligado, prima em simultâneo os botões "Mode" e "WiFi". Irá ouvir um aviso sonoro e o purificador irá desligar-se automaticamente.
2) Desligue da tomada e aguarde 1 minuto antes de voltar a ligar.
3) Ligue o purificador e prima o botão de WiFi para começar a ligação.
4) No seu smartphone, vá às definições e procure a rede "SEB_accessPoint". (imagem abaixo)
5) selecione a "SEB_accessPoint".
• Se o seu smartphone ligar automaticamente, por favor "remova" esta rede da lista de pré-registos da WiFi. Depois, verifique que a "SEB_accessPoint" ainda se encontra presente na lista de WiFi do seu smartphone.
• Se o seu smartphone solicitar uma password, cancele esta opção. Esta ação significa que provavelmente será bem sucedido este passo.
6) Volte à app e recomece o processo de emparelhamento.



Nota 1: Para determinados smartphones, após o emparelhamento ao WiFi do purificador ("SEB accessPoint"), pode aparecer uma mensagem solicitando que confirme se deseja permanecer nesta rede que não tem conexão à internet. Nesta altura, esse comportamento é normal, pois você está conectado ao purificador, que não tem conexão à internet. Esta será restaurada assim que o purificador se conectar à rede WiFi da sua casa. Assim, por favor responda sempre a esta pergunta para que permaneça conectado a esta rede.

Nota 2: Se tiver um telefone que tenha uma opção de assistente de WiFi (como o XiaoMi) "troque entre redes WiFi e dados móveis quando a conexão WiFi for fraca", desative-o. Se a tinha activada, quando o seu telefone está ligado ao purificador como ponto de acesso, o telefone irá detectar que não existe Internet com este ponto de acesso, (o que é normal, nesta fase da emparelhamento). O telefone irá encontrará outra rede para si e o aplicativo não poderá prosseguir no processo de emparelhamento.
Verifique a sua ligação à internet WiFi. Se o problema não for este, por favor desligue da tomada o purificador e volte a ligar após 1 minuto.
A lente do sensor pode estar coberta com pó. Se tal for o caso, limpe a lente do sensor.
Desligue o seu purificador da tomada durante 20 segundos antes de voltar a ligar.
O aparelho contém materiais que podem ser recuperados ou reciclados. Entregá-lo num ponto de recolha.
Se acha que falta uma peça, contacte o Centro de Contacto ao Consumidor e iremos ajudá-lo a encontrar uma solução adequada.
Consulte a secção “Acessórios” do website para encontrar facilmente o que precisa para o seu produto.
Para informações mais pormenorizadas, consulte a secção de Garantia deste sítio Web.

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